Fale Conosco : WhatsApp POA: 51 9722-0151 -
WhatsApp Canoas: 51 9257-9809

Eletroneuromiografia

A eletroneuromiografia é um exame que permite diagnosticar lesões de nervos e doenças dos nervos e músculos. Deve ser realizada por um profissional médico com conhecimentos da anatomia e fisiologia dessas estruturas, bem como das doenças que podem afetá-las.

O exame consiste de duas partes: a eletroneurografia e a eletromiografia.

Durante a eletroneurografia, sensores (eletrodos) adesivos são aderidos à pele sobre alguns músculos e também sobre o trajeto de alguns nervos e pequenos estímulos elétricos são aplicados em pontos capazes de produzir atividade nesses nervos e músculos, que é captada pelo equipamento. Os estímulos se parecem mais com pequenas “pancadas” do que com “choques”. São em geral muito bem tolerados, até por crianças a partir dos 6-7 anos de idade.

Um único eletrodo de agulha bem fina e flexível (gerando apenas pequeno desconforto) é inserido na pele acima de alguns músculos, e se pede ao paciente que realize algumas contrações musculares leves; o objetivo é analisar a atividade elétrica dos músculos em estudo. Novamente, o desconforto causado é mínimo e perfeitamente tolerável.

São raras as contra-indicações para o exame (consulte secretaria na marcação).

Como preparo para o exame, não utilizar cremes hidratantes em qualquer parte do corpo a ser examinada nas 12 horas anteriores ao exame, pois vestígios desses produtos dificultam a aderência dos eletrodos de eletroneurografia. Também é importante levar calções ou saias para o caso de exames dos membros inferiores, caso o paciente sinta-se constrangido de usar avental de exames.
Finalmente, lembramos que a recomendação é de que o exame seja bilateral, pois a maioria das doenças que afetam um membro também pode afetar o contralateral, e muitas vezes é importante comparar os achados de um nervo ou músculo com aqueles do membro sadio.

Iniciar conversa